São Paulo, 28 de abril de 2015

Bendine promete concluir plano de negócios da Petrobras em 30 ou 40 dias

 

Na semana passada, quando apresentou os resultados financeiros de 2014, o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, disse que novo Plano de Negócios deveria ser apresentado em 30 dias. Ontem, durante audiência pública conjunta das comissões de Serviços de Infraestrutura e de Assuntos Econômicos do Senado, afirmou que o plano deve ser apresentado dentro de 30 ou 40 dias.

Bendine destacou que o principal desafio da empresa é reduzir o seu elevado endividamento. Mas alertou que apenas a venda de ativos, estimada em R$ 13 bilhões nos próximos dois anos, não será suficiente para resolver o problema. A Petrobras terminou 2014 com um endividamento bruto de R$ 351 bilhões e o indicador de alavancagem em 4,77 vezes. "A empresa vai conviver ainda por um período, com um endividamento que não é o salutar para ela. Ela vai estar com indicadores acima daquilo que imaginávamos".

O presidente da Petrobras também afirmou que irá apostar em um bom processo de governança para evitar que problemas de corrupção voltem a ocorrer – e que a corrupção não é culpa de decreto, nem da Lei de Licitações. “O problema não está no marco regulatório dessas concorrências; o problema está na mitigação desses riscos e na forma adotada dentro do gerenciamento da empresa.

<<< voltar ao índice