São Paulo, 14 de abril de 2015

UTFPR conquista 2º lugar na Shell Eco-marathon Americas

 

A equipe formada por alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR obteve a segunda colocação no Shell Eco-marathon Americas – na categoria “Combustível Alternativo” – na competição realizada nesse final de semana em Detroit, nos EUA.

O protótipo Popygua obteve a marca de 316km/l de etanol e alcançou o melhor resultado brasileiro nas nove edições da competição.

Mais de 1.000 estudantes de cinco países americanos testaram o potencial energético de seus protótipos em seis categorias: Bateria, Gasolina, Combustíveis Alternativos, Diesel, Hidrogênio e CNG.

A outra equipe brasileira premiada nesta edição foi a da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. Os estudantes receberam o “Prêmio Perseverança” por terem trabalhado duro para conseguir deixar o carro pronto para a corrida. Um problema na alfândega atrasou em dois dias a chegada à Detroit do protótipo desenvolvido pelo time. Os brasileiros, no entanto, trabalharam por 14 horas seguidas para conseguir passar na inspeção técnica. O resultado da determinação da equipe foi o nono lugar na categoria “Bateria Elétrica”.

 A Universidade de Toronto ficou com o prêmio de ultra eficiência energética.

<<< voltar ao índice