São Paulo, 28 de novembro de 2014

Shell e FMC recebem Prêmio ANP de Inovação Tecnológica



O projeto de árvores de natal molhadas aplicadas ao redesenvolvimento dos campos Bijupira e Salema rendeu à Shell e à FMC o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, na categoria “Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por empresa fornecedora de grande porte em colaboração com empresa petrolífera”. O projeto vencedor adaptou árvores de natal molhadas já utilizadas em outras operações da Shell para o redesenvolvimento dos campos. Ao promover a reutilização de projetos bem-sucedidos, esta experiência possibilita a redução de custos totais dos empreendimentos, além de proporcionar prazos menores na execução do projeto.

O prêmio foi entregue hoje, em solenidade na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

Além da Shell e FMC, também receberam o Prêmio a PUC-Rio, na categoria Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por Instituição Cientifica e Tecnológica – pelo projeto “Sistema MODA (Sistema de Monitoramento Óptico Direto no Arame)”, desenvolvido com a Petrobras e Monflex – e MEI Engenharia, na categoria Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por micro, pequena ou média empresa fornecedora em colaboração com empresa petrolífera – pelo projeto “Proteção anticorrosiva de juntas soldadas em campo em tubos de aço carbono com revestimento externo em polietileno tripla camada (PE3L) e polipropileno tripla camada (PP3L)” desenvolvido em parceria com Petrobras.

“Esse prêmio busca reconhecer o esforço e o mérito de quem contribuiu com avanços tecnológicos para o desenvolvimento da indústria. Além de reconhecer o passado, queremos incentivar o futuro”, disse a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Magda Chambriard.

O professor Luiz Pinguelli Rosa, da Coppe/UFRJ, recebeu o troféu Personalidade Inovação do Ano de 2014, por sua contribuição à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação no setor energético.

<<< voltar ao índice