São Paulo, 04 de novembro de 2014

Campo de Lula terá levantamento em Sísmica 4D



A sísmica 4D será utilizada para a realização de um levantamento no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos. É a primeira vez que a indústria do petróleo aplica a tecnologia em reservatórios carbonáticos. O campo tem cerca de 1.500 km2. Considerada umas das tecnologias mais avançadas no monitoramento de campos de petróleo, por englobar, além das 3 dimensões do espaço, o tempo, a sísmica 4D permitirá aprofundar os conhecimentos da distribuição espacial das características dos reservatórios, permitindo definir as melhores condições e possibilidades de produção, fornecendo informações sobre a variação de saturação de fluidos e pressão no decorrer do tempo de produção do campo.

Para realizar esse tipo de levantamento serão instalados sensores sísmicos no solo marinho. O processo compreende a emissão de sinais sísmicos por um navio sísmico com fonte de energia acústica que após sua propagação em direção as camadas geológicas profundas, refletem e voltam às estações sísmicas no assoalho oceânico onde são registrados. A comparação entre os dados adquiridos em momentos distintos possibilita reconhecer as propriedades dinâmicas dos reservatórios como saturações de fluidos e pressões distribuídas espacialmente ao longo do campo - com estas informações são definidas as melhores localizações para perfuração de poços produtores e injetores, a quantidade de água necessária para injetar num poço, e o volume de petróleo que pode ser extraído.

A tecnologia está sendo utilizada para o monitoramento sísmico contínuo no campo de Jubarte, no Parque das Baleias, área da Bacia de Campos com reservatórios tanto no pós-sal como no pré-sal na costa do Espírito Santo, no campo de Marlim desde 2005 e, também, em outras áreas da Bacia de Campos - como Roncador, Albacora Leste, Barracuda e Caratinga. Em reservatórios turbidíticos como os de Marlim, a tecnologia sísmica 4D permite um gerenciamento otimizado e, assim, o adensamento da malha de poços de produção, de modo que esse tipo de reservatório possa atingir fatores de recuperação superiores a 50%.

<<< voltar ao índice