São Paulo, 16 de julho de 2014

GlobalData projeta crescimento de 3,7% ao ano para polietilenos


A demanda global de polietileno deverá aumentar cerca de 3,7% por ano entre 2013 e 2018 - um ritmo ligeiramente superior ao crescimento observado durante a última década, afirma o relatório Global Polyethylene Industry - Emerging Markets in Asia-Pacific to Drive Modest Growth, da consultoria GlobalData.
Este aumento ocorrerá nos EUA e na Europa - principalmente na Rússia. Os EUA verão uma taxa de crescimento de 2,4% ao ano durante o período de previsão, em comparação com seus níveis de 0,7% de 2003 a 2013. Enquanto isso, a demanda na Europa, incluindo a Rússia, vai subir em 2,8% ao ano, quase três vezes o nível registrado durante a última década. A Ásia, que vinha crescendo a uma taxa de 6% ao longo da última década, deverá reduzir o ritmo para 4,8%, devido, principalmente, ao crescimento econômico mais lento da região. "Os custos de matéria-prima mais baixos de produção de gás de xisto nos EUA estão fornecendo ao país uma vantagem competitiva, com o aumento de investimentos em suas plantas petroquímicas impulsionando o crescimento da demanda de polietileno nos mercados doméstico e internacional. Embora abaixo dos níveis históricos recentes, a demanda na Ásia continua bastante robusto e continuará a impulsionar a expansão no mercado de polietileno global", afirmaAnalista de Gestão GlobalData para a área de Petróleo e Gás Downstream, Carmine Rositano.

"Como resultado, a capacidade de polietileno agora deverá aumentar em cerca de 5,3% por ano entre 2013 e 2018, que é maior do que o 3,6% experimentado ao longo da última década. Adições de capacidade será mais predominante nos EUA, dada a sua posição de custo competitiva e também a Rússia, que está aumentando sua indústria petroquímica para reduzir a dependência das importações. A nova capacidade também vai continuar a ficar online na Ásia, mas a um ritmo mais lento do que o histórico".

Para a GlobalData, apesar do custo mais baixo estimado de petróleo bruto na curva de preços para a frente a 2018, os preços do polietileno vai aumentar em cerca de 1,3% ao ano até o final do período de previsão. Isto pode ser atribuído à taxa de crescimento da demanda petroquímica três vezes maior que a demanda para petróleo.
"A tendência-chave que emerge no mercado de polietileno será a posição excedente em curso em os EUA, onde o excesso de produção será direcionado para mercados em expansão na América do Sul e Ásia. Além disso, os menores custos de matérias-primas e combustível para fábricas nos EUA, em comparação com os da Europa, provavelmente vai resultar em futuros encerramentos de fábricas européias e ainda ajustar os fluxos de comércio de polietileno globais ".


<<< voltar ao índice