São Paulo, 20 de Agosto de 2012

Petrobras inicia conversão de plataformas do pré-sal


 



Crédito: LUÍS RIEDLINGER / AGÊNCIA PETROBRAS


A chegada do casco do petroleiro ao estaleiro Inhaúma, no Rio de Janeiro, marcou o inicio do processo de conversão da plataforma P-74 – que será instalado no pré-sal da Bacia de Santos.
As primeiras atividades da conversão da plataforma serão a inspeção das chapas do casco e a desmontagem de equipamentos originais do navio – a conversão também prevê o reforço estrutural do casco e a construção de novos módulos de acomodação, que terão capacidade para 110 pessoas, e a fabricação e instalação de 13 mil toneladas de estruturas novas necessárias para suportação dos módulos, das linhas de produção e do novo sistema de ancoragem. As obras têm previsão de término em junho de 2014.
Após a conclusão dessa etapa de conversão, cada casco será transportado até outro canteiro, onde será realizada a etapa de integração – os contratos de construção e integração dos módulos serão assinados até abril de 2013.
O estaleiro ainda receberá as obras de conversão da P-75, P-76 e P-77, também destinadas aos campos da Cessão Onerosa. A Petrobras assinou o contrato de conversão das plataformas com o Estaleiro Enseada Paraguaçu em maio. O valor global é de US$ 1,7 bilhão.






<<< voltar ao índice