São Paulo, 03 de setembro de 2008

Áreas em terra e campos marginais serão licitadas em dezembro

O Conselho Nacional de Política Energética – CNPE aprovou a realização da 10ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios com 171 blocos em terra. A Rodada foi agendada para o dia 18 de dezembro – duas semanas depois da 3ª Rodada de Campos Inativos com Acumulações Marginais, marcada para 2 de dezembro.

“Com isso, estamos dando uma demonstração de que prossegue normalmente a lei que temos no Brasil a respeito do petróleo”, disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Os preparativos para as licitações das áreas agora está a cargo da Agência Nacional de Petróleo. A “Rodadinha” terá 19 campos da Bacia do Recôncavo. Já a 10ª Rodada terá blocos em dez setores de oito bacias sedimentares – seis setores estão em bacias de novas fronteiras e quatro em bacias maduras, somando mais de 100 mil km². As áreas em águas rasas foram descartadas pelo CNPE – segundo Lobão, por conta das indefinições sobre a exploração das áreas do pré-sal e pela dificuldade que as companhias petroleiras têm em encontrar equipamentos disponíveis para explorar petróleo em campos offshore.

Até 30 de setembro a comissão interministerial deve entregar à Presidência da República suas conclusões sobre a área do pré-sal.


<<< voltar ao índice