São Paulo, 28 de março de 2008

Petrobras simplifica P-55 para reduzir capex

A Petrobras refez o projeto e mudou a forma de contratação da P-55 para tentar reduzir os custos considerados excessivos e agilizar a execução. O novo projeto reduz a redundância de equipamentos e consumo de aço para tentar reduzir o capex e os prazos de construção – a petroleira pretende alcançar padrões internacionais de 31 meses, enquanto a média brasileira para a construção de uma plataforma desse tipo tem sido de 50 meses.

O processo de licitação da P-55 – uma semi-submersível com capacidade de produzir 180 mil barris por dia que será instalada no campo de Roncador – fora cancelado no inicio do ano passado porque a Petrobras considerou excessivos os US$ 1,6 bilhões cobrados pelos concorrentes – uma plataforma desse porte está cotada em US$ 1,2 bilhões no mercado internacional.

Os blocos para o casco da embarcação já estão sendo construídos no estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape / PE. A Petrobras comprará ainda os vasos separadores, tratadores eletrostáticos, turbo-geradores e trocadores de calor – o último contrato responderá pela integração. Também disponibilizou o dique-seco de Rio Grande / RS para a construção dos módulos e integração da plataforma – a exigência é que a plataforma seja construída no Brasil, com índice de nacionalização de 75%.

As cartas-convite para a licitação do contrato de integração já começam a ser enviadas em 1º de abril. No final do mês serão enviados os convites para a construção dos módulos e compra dos equipamentos. O prazo para a entrega das propostas se encerra em 30 de junho.


<<< voltar ao índice