São Paulo, 21 de Março de 2006

Petrobras importará menos nafta

A redução de 25% para 20% do percentual de álcool anidro misturado à gasolina A provocará um aumento do consumo do derivado no mercado interno, sobrando menos gasolina para exportação. Em compensação, a Petrobras vai reduzir a importação de nafta.

Segundo o diretor da Área de Abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa, a importação de nafta petroquímica será reduzida em 41 milhões de litros no período de março a dezembro deste ano.

O objetivo é cumprir a meta de superávit US$ 3 bilhões no comércio de petróleo e derivados - já que a exportação da gasolina será reduzida em 146 mil m³ até o final do ano. Outra medida que deverá colaborar para a meta de superávit é o aumento na exportação de óleo combustível e de óleo bunker para navios.

"Vamos trabalhar em outras perspectivas em termos de exportação e importação. Estamos confiantes que atingiremos a meta de US$ 3 bilhões", disse Paulo Roberto Costa.

Com menor adição de álcool, a gasolina perde poder de octanagem - para compensar, a Petrobras vai reduzir o teor de nafta na composição do combustível. O excedente de nafta será destinado ao mercado interno.

No ano passado, a Petrobras importou 199 mil m³ do insumo petroquímico. Para este ano, são estimados 158 mil m³. O diretor afirmou que a empresa não chegará a abastecer 100% do mercado interno.

A Petrobras abastece atualmente 100% da demanda da PQU, 70% da Braskem e 50% da Copesul - essas duas importam por conta própria parte da matéria-prima.


<<< voltar ao índice