Rio de Janeiro, 1º de fevereiro de 2005

Acordo leva Petrobras a atuar na China

O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, e o Presidente da China National Petroleum Corporation - CNPC, Chen Geng, assinaram memorando de entendimentos com o objetivo de avaliar a viabilidade de cooperação conjunta para identificar e desenvolver oportunidades nas em diversas áreas do setor de petróleo, no Brasil, na China ou em outras regiões do mundo.

O acordo prevê a cooperação em atividades integradas do setor, envolvendo refino, dutos e exploração e produção de recursos petrolíferos, em áreas em terra e no mar.

Outro item de destaques do memorando é a melhoria ou reforço do índice de recuperação de petróleo de reservatórios maduros, com intercâmbio de especialistas por intermédio de missões técnicas em campos de petróleo nos dois países.

Além disso o acordo prevê a troca de informações tecnológicas da área petroquímica, visando a avaliar o grau de capacitação de cada parte, buscar conhecimentos complementares e desenvolver projetos de interesse mútuo.

O memorando prevê, ainda, a realização de reuniões regulares, na China e no Brasil, para que seja assegurado o desenvolvimento gradual da identificação de oportunidades de negócio.


<<< voltar ao índice