Notícias online — Março de 2004
Rio de Janeiro, 24 de março de 2004
Petrobras e Onip lançam programa de incentivo a fornecedores

Em mais uma iniciativa do Prominp, a Petrobras e a Onip lançaram um programa para facilitar e aumentar o volume de crédito aos fornecedores da companhia. O objetivo é que as cerca de 4 mil empresas que fabricam equipamentos, materiais ou prestam serviços à Petrobras consigam, com mais facilidade e a um custo mais baixo, recursos para capital de giro, investimentos e custeio.

"Além dos benefícios que o programa trará aos fornecedores nacionais, especialmente às pequenas e médias empresas, o novo mecanismo vai estimular a indústria de petróleo e gás e inaugurar uma nova modalidade de negociação que reforça o mercado financeiro brasileiro", disse o diretor financeiro da Petrobras, Sérgio Gabrielli.

Segundo Gabrielli, o potencial desse novo segmento de negociações é grande: a Petrobras estima que suas compras no Brasil são equivalentes a R$ 17 bilhões. O volume efetivo do novo mercado, no entanto, dependerá da resposta dos investidores.

Embora os fornecedores do setor tenham a vantagem de vender para grandes companhias, não têm, em geral, acesso a financiamentos no exterior e, quando recorrem a bancos no país, são submetidos a juros altos. Com o programa, as empresas nacionais poderão captar recursos de médio a longo prazo a taxas inferiores e quantidades maiores às atualmente obtidas nos bancos, e nos prazos adequados a seus contratos.

O programa funcionará como uma antecipação do que as empresas fornecedoras terão que receber da Petrobras por um serviço, material ou maquinário. Os fornecedores inscritos no cadastro da Petrobras já podem recorrer aos novos certificados de garantia de pagamento da companhia para tomar financiamentos junto a instituições bancárias convencionais.

Munidos dos papéis - direitos creditórios - os fornecedores poderão ofertar os contratos às instituições financeiras participantes do programa (bancos, assets e fundos de investimentos) e em troca obterão os recursos. As transações acontecerão no ambiente do Instituto de Normas Mercantis (INM), onde os investidores interessados poderão formar fundos específicos, os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs). O prazo para o início do funcionamento do programa depende exclusivamente do mercado, ou seja, da existência de investidores interessados e da constituição dos fundos.

Com o projeto, a Petrobras espera reduzir, a médio e longo prazos, os preços de aquisição de equipamentos, materiais e serviços, colaborando para uma execução mais ágil e eficiente dos contratos. De imediato, o programa possibilita que as Unidades de Negócio da companhia vejam diminuída a forte demanda por adiantamento de recursos por parte dos fornecedores.




Todos os direitos reservados a Valete Editora Técnica Comercial Ltda