Notícias online — Abril de 2004
Salvador, 05 de abril de 2004
ANP quer atrair pequenas empresas para Sexta Rodada

Em apresentação realizada a empresários nordestinos, durante o fórum "Regulação e Desenvolvimento da Indústria de Petróleo e Gás no Brasil: Perspectivas para a Região Nordeste na Sexta Rodada de Licitações", o diretor geral da ANP, Sebastião Rego Barros, ressaltou a importância da criação de várias pequenas e médias companhias de petróleo - a exemplo do que ocorre nos EUA e Canadá.

O evento foi realizado nesta segunda-feira, na Federação de Indústrias da Bahia, em Salvador.

Segundo o diretor Haroldo Lima, o evento serviu para chamar a atenção do empresariado nordestino para a Sexta Rodada. Lima destacou que na próxima rodada serão ofertados blocos em bacias maduras terrestres que representam ótimas condições de investimento para pequenas e médias empresas. "O Brasil é um país privilegiado por ter um mundo pela frente a descobrir nesse setor".

O superintendente da ANP Daniel Pedroso lembrou que algumas mudanças foram introduzinas na Sexta Rodada para facilitar a participação de pequenas e médias empresas. Ele citou a redução dos valores da taxa de participação e dos bônus de assinatura para áreas terrestres, a criação do seguro-garantia para o Programa Exploratório Mínimo.

O diretor John Forman também defendeu a importância da criação de uma infra-estrutura de serviços para que pequenas e médias empresas operem no país e lembrou que mais de 40% dos blocos apresentados estão no nordeste e informou ainda que os estudos para a Sétima Rodada de Licitações também estão centrados na região: em Alagoas; na porção marítima de Pernambuco; na Paraíba, na Bacia de Souza; na porção marítima do Ceará e um extenso programa de aerolevantamentos no Piauí.




Todos os direitos reservados a Valete Editora Técnica Comercial Ltda