São Paulo, 29 de setembro de 2003
Desempenho da indústria química será apresentado no Congresso de Atuação Responsável
Em quatro anos, as indústrias químicas signatárias do Programa Atuação

Responsável reduziram em 37% o volume de água captada por tonelada produzida, que caiu de 11,81 m³, em 1999, para 7,14 m³ no ano passado. Esse e outros dados sobre o desempenho do setor químico nas áreas ligadas à saúde, segurança e meio ambiente, como consumo de energia elétrica, geração de resíduos sólidos, emissões de gases e acidentes no trabalho, serão apresentados no 7º Congresso de Atuação Responsável, que acontece entre hoje e a próxima quarta-feira, em São Paulo.

Implantado no Brasil em 1992, o Programa Atuação Responsável tem como objetivo central estimular o desenvolvimento de um processo de melhoria contínua nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente. "A melhora do desempenho da indústria química nessas áreas é visível e mensurável", afirma Antonio Rollo, coordenador da Comissão Executiva do Atuação Responsável e membro do Conselho Diretor da Abiquim.

Com o tema "Revisar para Melhorar", os congressistas debaterão propostas para a ampliação da abrangência do Programa, que passará a incluir os assuntos sobre responsabilidade social e qualidade. O Congresso também formalizará a criação de um Conselho Consultivo Nacional para ajudar a direcionar os esforços da Abiquim relativos ao Atuação Responsável e discutirá novas maneiras para envolver o setor acadêmico no trato dos desafios educacionais, científicos e tecnológicos que surgirão com a maior abrangência do Atuação Responsável. "Vamos estabelecer novas metas para a conquista de patamares mais elevados de desempenho para toda a cadeia produtiva", informa Antonio Rollo.