Rio de Janeiro, 09 de setembro de 2003
Pesquisa avaliará indústria de plástico no Rio de Janeiro
A Firjan - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - vai realizar um estudo sobre a indústria de material plástico no Rio de Janeiro. A pesquisa, "Desempenho e Comportamento da Competitividade da Indústria de Material Plástico no Rio de Janeiro", fará um levantamento sobre a atuação das empresas de transformação de material plástico e a elaboração de ações voltadas para o aumento da competitividade do setor.

A pesquisa já estava prevista num convênio assinado pela Firjan com o Sebrae e o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Rio de Janeiro (Simperj). Segundo a coordenadoria de projetos da Gerência de Petróleo e Gás do Senai-RJ, a empresa Maxiquim, que já realiza trabalho semelhante em oito Estados brasileiros, vai coordenar a pesquisa. Inicialmente, a pesquisa fará um levantamento do maquinário e das potencialidades desta cadeia produtiva.

O objetivo do Estado do Rio de Janeiro é retomar a posição de 2º colocado que possuía, há alguns anos, no ranking nacional. O setor chegou a ter mil empresas no Estado, hoje tem 40, o que faz com que o Rio de Janeiro ocupe o 4º lugar deste mercado - atrás dos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná.