Buenos Aires, 07 de outubro de 2003
Petrobras avalia reserva na Argentina
Flávio Bosco – Enviado à Buenos Aires

A Petrobras Argentina irá perfurar mais um poço exploratório na área de Puesto Zúñiga, na Bacia de Neuquén. "Até o próximo ano faremos dois poços, um de delineação e um exploratório, em que vamos buscar uma posição mais favorável, para que tenha porosidade. No local onde foi feita a primeira perfuração a rocha estava muito fechada", explica o diretor de E&P da empresa, Carlos Alberto da Costa.

A área está em teste de produção pelos próximos quatro meses. No primeiro mês a produtividade atingiu 130 mil m³ de gás e 200 barris de condensado/dia - a jazida pode ter 20 milhões de barris.
A bacia neuquina, da era mezozóica, apresenta deposição de arenito e turbidito - uma certa similaridade com as bacias terrestres da região nordeste do Brasil. Na bacia é produzido o óleo medianito, de cerca de 36º API.

Em Salta - uma bacia paleozóica similar às reservas do sul da Bolívia - a Petrobras Argentina possui uma participação de 10% do bloco Tartagal, operado pela Tecpetrol, onde são produzidos 10 milhões de m³/dia.

A aquisição da petroleira Santa Fé trouxe para a Petrobras Argentina mais alguns campos nas Bacias de Salta e Neuquén.