Rio de Janeiro, 03 de outubro de 2003
Planejamento estratégico da Petrobras será revisto

A diretoria da Petrobras vem estudando a revisão no seu Planejamento Estratégico - que terá um horizonte mais longo, trabalhando com um período até 2015, e deverá estar alinhado com a política do Governo Lula. Até março de 2004 a revisão deverá ser apresentada ao Conselho de Administração da companhia.

Além de rever seu papel no setor petroquímico, também consta da revisão o Plano de Massificação do Gás - que poderá atingir uma participação de 15% na matriz energética no final dessa década, superior às projeções com as quais a direção da empresa vinha trabalhando até então, de 12%.

"Os estudos de reestruturação do Plano Estratégico já foram iniciados. Em linhas gerais, terão a consolidação do gás natural dentro do país, e consolidar e identificar as oportunidades que estão surgindo no cenário internacional que está mudando rapidamente", informou o diretor da Área de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer.

As recentes descobertas de gás natural e de petróleo leve reforçam a necessidade da revisão no planejamento - o atual plano foi feito em cima de um cenário que apontava a produção nacional de óleo pesado, com necessidade de um perfil de refino mais complexo.

A versão revisada do Planejamento Estratégico também poderá trazer novos valores ao plano de investimentos. "Esse vai ser o debate. Há um portfólio de oportunidades, novos campos de petróleo e gás e outras oportunidades na área de refino e energia. Será feita uma avaliação de todos esses projetos, isoladamente e em conjunto, para se encontrar o portfólio ideal de investimentos", conta o diretor da Área de Abastecimento, Rogério Manso.