São Paulo, 14 de março de 2003
Feippetro Rio 2003 celebra 50 anos da Petrobras
O lançamento oficial da Feippetro Rio 2003 - Feira Industrial de Petróleo e Petroquímica, em evento realizado ontem à noite, no auditório da Firjan, contou com a presença do secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Rio de Janeiro, Wagner Victer, juntamente com o gerente de Comunicação da Petrobras, Luiz Antonio Vargas, e o diretor-presidente da Valete Marketing e Eventos, Waldir Rodrigues Freire.

A segunda edição da Feippetro irá celebrar os 50 anos da criação da Petrobras. “Vamos realizar a Feippetro no Rio de Janeiro, e comemorar 50 anos de petróleo e Petrobras no Brasil. Por isso o evento será realizado entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, data em que o presidente Getulio Vargas sancionou a lei nº 2004, que criou a Petrobras”, explica Waldir Rodrigues Freire.

Em seu discurso Victer refez o histórico da Petrobras, lembrando que a companhia é fruto de um movimento popular e reconhecida mundialmente por sua excelente performance.

O secretário ressaltou a importância do setor de petróleo e gás na economia do país. "A Petrobras é a responsável direta por este desenvolvimento e foi o carro-chefe de mudanças na indústria brasileira, como a implantação de políticas de nacionalização de equipamentos, de qualidade e meio ambiente", pontuou. O secretário parabenizou a agilidade da Valete Marketing e Eventos em responder ao chamado da governadora Rosinha Matheus, para que, todos os anos, se realizassem eventos do setor de petróleo e gás no Rio de Janeiro - vale lembrar que, nos anos pares, o IBP promove, com grande sucesso, a Rio Oil & Gas e, antes que a cidade de Macaé realizasse sua feira, o encontro do setor de petróleo da América do Sul ficava restrito à Argentina Oil & Gás.

Reunindo a cadeia fornecedora de equipamentos e serviços para os setores de petróleo, gás e petroquímica, a Feippetro marca um novo paradigma de feiras e eventos no país. A exemplo dos Estados Unidos, onde as exposições internacionais convivem harmoniosamente com as feiras regionais realizadas nos centros industriais, a primeira edição da Feippetro, realizada em setembro do ano passado transformou Salvador no centro das atenções dos profissionais envolvidos com a indústria do petróleo e petroquímica.

Cerca de 5,5 mil pessoas, entre engenheiros e técnicos, visitaram a Feippetro, nos quatro dias em que o evento foi realizado. “O nível de visitação, com qualidade e objetividade, demonstrou que a Feippetro foi uma das melhores oportunidades em termos de comunicação entre fornecedores de soluções e indústrias usuárias”, explica Waldir Freire.

Esse sucesso motivou os organizadores a realizarem uma nova edição da Feira. “Para realizar uma segunda edição da Feippetro, levamos em consideração o 50º aniversário da criação da Petrobras, que não poderia passar em branco. E escolhemos o Rio de Janeiro porque lá estão instaladas a própria Petrobras, as entidades ligadas ao setor, como ANP, IBP e Onip, além das principais empresas do setor”, ressalta o presidente da Valete Eventos. Victer felicitou a organização da Feippetro por ter escolhido uma data tão especial para promover o congraçamento das pessoas do setor - afinal os 50 anos da Petrobras merecem uma grande comemoração.

O gerente de Comunicação da Petrobras fez coro com o secretário e reafirmou o apoio institucional da companhia à Feippetro. Durante o coquetel de lançamento da Feipetro Rio 2003, foram comercializados 25 estandes e delineadas as atividades paralelas à Feira. “Esse evento é marcado pela presença de profissionais interessados em conhecer as soluções propostas pelos fornecedores, o que eleva a qualidade do público visitante”, finaliza Waldir Freire.