São Paulo, 04 de julho de 2003
Petrobras inicia licitação da P-54
A Petrobras anunciou o ínicio do processo licitatório para a construção da plataforma P-54, que deverá operar no campo de Roncador, na Bacia de Campos, a partir do segundo semestre de 2006.

A plataforma será construída a partir do casco do navio petroleiro Barão de Mauá e terá capacidade de produzir por dia 180 mil barris de petróleo.

Serão três licitações simultâneas e complementares: uma para a construção dos módulos de geração de energia elétrica; outra para a construção dos módulos de compressão de gás; e uma para a conversão do casco e integração das instalações de produção.

Os serviços de engenharia de detalhamento, construção e a montagem dos módulos deverão ser realizados integralmente no Brasil. Eles seguem a exigência de conteúdo nacional mínimo de 75% do valor contratual - excluindo os valores relativos aos moto-compressores e turbinas, que não são fabricados no país.

Para a parte de conversão do casco, também será obrigatória a execução da engenharia de detalhamento, da construção e da montagem da planta de processo e utilidades no Brasil. A Petrobras exige que seja executada no país a integração da planta com o casco e com os módulos de geração de energia elétrica e de compressão de gás e conteúdo nacional mínimo de 65% do valor contratual.

Os concorrentes terão até setembro para a apresentação de suas propostas. Os vencedores serão declarados ainda em 2003.