São Paulo, 6 de janeiro de 2003
Gestão em segurança e saúde da Copesul é certificada
A Copesul teve seu sistema de gestão em segurança e saúde ocupacional certificado segundo a norma OHSAS 18001 pela BVQI. O reconhecimento significa que a empresa mantém os mais rigorosos controles sobre as questões de segurança e saúde, que passam pela identificação dos perigos envolvidos em cada atividade, pela prevenção dos riscos e pela conscientização das pessoas quanto à sua responsabilidade na prevenção de danos.

Com a certificação, a Copesul torna-se a primeira central petroquímica brasileira a possuir as principais normas internacionais de gestão: a ISO 9002 (qualidade), ISO 14001 (meio ambiente) e OHSAS 18001, além do Prêmio Nacional da Qualidade e do Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos - SPIE.

O processo de certificação exigiu pelo menos seis meses de trabalho intenso. Um grupo de cerca de 40 técnicos identificou 306 atividades e gerou 11.625 avaliações de riscos, com recomendações de prevenção e controle para que os perigos não resultem em danos às pessoas. Ao mesmo tempo, todos que trabalham na empresa, funcionários e terceirizados, se integraram em um amplo processo de conscientização. "É raro encontrar empresas deste Porte e complexidade em que os colaboradores tenham tão alto grau de comprometimento e de responsabilidade", afirmou o auditor José Roberto Rocha.

Além de prever o cumprimento da legislação em saúde e segurança, a OHSAS determina também que a organização sustente um processo de melhoria contínua dos procedimentos.

A empresa investiu cerca de R$ 400 mil no processo. "É muito pouco se comparado aos R$ 20 bilhões que o Brasil gasta anualmente com indenizações, perdas materiais, reabilitações e outras perdas decorrentes de acidentes do trabalho, e que poderiam ser evitados com medidas de prevenção", afirma o coordenador de sistemas de gestão da Copesul, Eduardo Vieira Guaragna.

A certificação abrange a sede da Copesul, no Pólo Petroquímico do Sul, em Triunfo, e seus dois terminais hidroviários, um deles no porto de Rio Grande. "Embora a saúde e a segurança sejam prioridade para a Copesul desde sua fundação, a OHSAS vai nos ajudar a sistematizar e a melhorar nossas práticas", define Guaragna.