São Paulo, 20 de agosto de 2003
ChevronTexaco investe na Bacia de Campos
A ChevronTexaco deverá investir cerca de US$ 1 bilhão no desenvolvimento da produção do campo de Frade, localizado na Bacia de Campos. O início da produção está previsto para 2006, com aumento gradual até 2010 - quando o pico de produção de 90 mil barris diários.

Para o campo, a companhia optou pelo desenvolvimento de produção em fases, utilizando um FPSO convertido e pré-perfuração de poços horizontais produtores com sistema de elevação artificial por gas-lift, e sistema com enchimento de cascalho na seção de poço aberto para contenção de areia, protegendo a formação e obstrução do poço.

A decisão de se prosseguir para uma segunda fase e perfurar visando o aproveitamento da capacidade disponível vai depender do desempenho da produção e das reservas estimadas na primeira fase. "No momento, estamos planejando um total de 20 poços - 13 produtores e sete injetores. A previsão é a de que, para o desenvolvimento total do campo, o FPSO necessite ter uma capacidade total de processamento de fluidos de cerca de 150 mil barris de petróleo diários e capacidade de armazenamento de 1 a 1.5 milhão de barris", conta o vice-presidente da ChevronTexaco para o Brasil, Pedro Duarte Paulo.

O executivo explica que a decisão de desenvolver o campo em fases foi tomada para permitir um gerenciamento mais eficiente e reduzir eventuais riscos e incertezas. "Os custos normalmente associados ao desenvolvimento de produção em águas profundas são maiores no Frade, devido à qualidade inferior do petróleo bruto, que exige um volume maior de capital e de despesas operacionais relativas à elevação artificial, à garantia do fluxo e a equipamento adicional para processamento a bordo". (FB)