NOTÍCIAS ONLINE — Novembro/Dezembro de 2002
São Paulo, 04 de dezembro de 2002
Indústria de transformação cresce 4%

O segmento de transformação vem, aos poucos, recuperando os índices perdidos no ano passado. O setor chega ao fim de 2002 apresentando um crescimento de 4% - o que a coloca de volta aos patamares do ano 2000. Mas o resultado ainda está longe do crescimento médio apresentado pelo setor - de 10% ao ano na década de 90. Para Merheg Cachum, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Abiplast, o desempenho do setor teve causas diferentes das apresentadas no ano passado, quando a indústria transformadora registrou crescimento negativo de 4%. "Vamos fechar este ano com resultado semelhante ao obtido em 2000, o que não é satisfatório".

Como fatores negativos, Cachum destacou a desvalorização cambial, as altas taxas de juros e a escassez de linha de crédito. Segundo dados da Abiplast, o consumo aparente de transformados de plástico deve fechar o ano em 3,980 milhões de toneladas, ante os 3,824 milhões registrados no ano passado.

De acordo com o presidente da Abiplast, no acumulado do ano, as resinas termoplásticas sofreram reajuste de preços da ordem de 40% em média. No entanto, a indústria de transformação aumentou seus preços em 15%. "É muito difícil negociar com grandes empresas, como as automotivas e as redes de supermercado, que possuem grande poder de barganha". (FB)

 Índice das notícias
Jean Peter deixa presidência do Siresp
Setor químico irá apresentar propostas ao novo governo
Rio Polímeros investirá em pré-marketing
Dow pára fábrica por falta de demanda
Indústria de transformação
cresce 4%
Ebitda permite auferir sinergias, avalia Braskem
Braskem irá usar caixa para
reduzir dívida
Clariant aguarda para investir
no Brasil
Politeno recebe PNQ