Rio Pipeline comemora 20 anos

 
 
Com o tema “Conectando o Futuro: Tendências e Desafios”, a edição 2017 da conferência Rio Pipeline reunirá importantes especialistas do segmento dutoviário para apresentar o que há de mais recente e inovador no mercado internacional.

O chairman da Rio Pipeline, Marcelino Guedes, destacou, na solenidade de abertura do evento, a necessidade de reforçar a regulamentação para garantir a produção e que o Brasil precisa estar inserido no mercado global, com empresas de tecnologia que possam sustentar o setor.

A palestra especial da abertura foi apresentada por Lord John Browne, da L1 Energy. Ele enfatizou a responsabilidade do setor de óleo & gás em relação às mudanças climáticas. “A resposta (ao aquecimento global) está nas inovações tecnológicas, que são as ferramentas mais importantes para acelerar o processo de transição para uma economia de baixo carbono”, explicou Browne.

Lord Browne se disse otimista em relação ao Brasil e à indústria energética. “O progresso pode parecer lento, mas é possível se os líderes se engajarem profundamente com a sociedade e continuarem trabalhando em prol da humanidade. Eu sempre fui otimista e acredito no caminho para o progresso humano”.
A programação prevê ainda cinco fóruns técnicos – com assuntos que vão desde o uso de drones em faixas de dutos e a nova regulação prevista para essa tecnologia, até a integração de soluções como big data analytics e imagens 3D aplicadas a pipeline, passando pelos desafios e benefícios da certificação de pessoas para serviços no segmento.

Paralelamente, também serão realizados quatro workshops, sendo um deles dedicado ao gerenciamento de salas de controle de dutos – com a participação de operadoras de dutos de gás e líquidos, onde serão discutidos temas como: normalização/legislação/regulação, situação do CRM (Control Room Management) nas salas de controle da América do Sul e América do Norte, estratégias das empresas operadoras para cumprir requisitos legais ou normativos e boas práticas.

Na área da exposição, no espaço intitulado Arena do Conhecimento, também estarão acontecendo palestras sobre assuntos transversais à indústria, como capacitação e recolocação no mercado, gestão do conhecimento, equidade de gênero e jovens profissionais.

A Rio Pipeline é realizada entre 24 e 26 de outubro, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez o evento acontece simultaneamente à OTC Brasil.
 

Conferências Expositores

 
 
 
Valete Editora Técnica Comercial Ltda.