Conferências
 

Inspeção & Manutenção: Evolução e Desafios

 
 
Todos os dutos vão falhar em algum momento. O importante é entender o risco e como mitigá-lo. “Metodologias foram desenvolvidas para identificar e mitigar cada um dos modos de falha e restaurar um duto às suas condições operacionais. Mas o planejamento do reparo pode ser proativo ou reativo”, afirmou o vice-presidente sênior de Marketing e Tecnologia da T.D. Williamson, Mike Benjamin.

O executivo apresentou o hot tapping and plugging, uma alternativa para reparação de dutos – uma linha de by pass é instalada para manter o escoamento enquanto o trecho é reparado.

A palestra do presidente da Rosen, Hermann Rosen, teve como enfoque as novas ferramentas que combinam tecnologias para agilizar a detecção de defeitos em dutos – com destaque para o transmissor acústico eletromagnético - EMAT. Rosen também defendeu que a indústria aumente os investimentos em pesquisa e desenvolvimento e trabalhe em parceria.

O professor José Luiz Freire, da PUC-Rio, apresentou alguns modelos para previsão de falhas e as pesquisas em andamento.
 

 
 
 
 
Valete Editora Técnica Comercial Ltda. - Rua Fernandes Vieira, 45 – Belenzinho – São Paulo/SP