Metroval

 
 

Na Rio Oil & Gas a Metroval apresentou seu sistema de injeção de produtos químicos que otimiza o consumo e reduz os custos de produção de petróleo. Composto por uma válvula com atuador inteligente e um medidor de microvazão – para controle da injeção de químicos como desemulsificantes, biocidas e anti-incrustrantes – o sistema é uma alternativa as bombas dosadoras habitualmente usadas neste processo, com a vantagem de ocupar menos espaço por ponto de injeção e reduzir o peso sobre a plataforma.
Dois sistemas já estão em operação, nas plataformas P-43 e P-48, com 36 e 39 pontos de injeção, respectivamente. Os técnicos da Metroval já trabalham na ampliação do sistema em ambas as unidades, com mais 26 pontos cada. O sistema também já opera na P-63 e está sendo implantado em outras plataformas – incluindo os FPSOs replicantes e as plataformas da Cessão Onerosa.
De acordo com estimativas da Metroval, o investimento na instalação desses sistemas em uma plataforma de produção é recuperado em curto prazo. “Um dos maiores custos em uma plataforma de produção são os produtos químicos. O retorno desse investimento depende do produto que será injetado e do volume de produção”, explica o gerente de Produção da Metroval, Eric Tedesco.
Na fábrica localizada em Nova Odessa / SP, os técnicos da Metroval também trabalham na fabricação dos skids de medição de vazão de off loading que serão instalados nos FPSOs Replicantes. Três já foram entregues. Essas estações são as maiores já fabricadas no Brasil – com 13 metros de comprimento x 5,70 metros de largura.
Equipamentos e serviços para a produção de petróleo representam 70% da receita da Metroval – os 30% restantes estão pulverizados por outros segmentos industriais. Mas o resultado não se limita ao mercado interno – a estratégia de internacionalização já tem aberto oportunidades em países da América Latina, EUA e África.

 
 
 

<< voltar

 
 
 
Valete Editora Técnica Comercial Ltda.