Conferências

 
24/10/3016

Sessão: Reservas Brasileiras de Gás Natural Associado: Como Monetizar?

Para IBP, agente regulador do mercado de gás deve estimular mercado
O Brasil precisará alavancar as mudanças regulatórias diante da atual transição do mercado de gás natural. Parte da solução inclui o aprimoramento dos sistemas para a coordenação do fornecimento de gás e energia, avalia o coordenador do grupo de estudo de gás natural do IBP, Roberto Schloesser. “O mercado de gás natural brasileiro precisará de uma entidade privada, sem fins lucrativos e direcionada por princípios de mercado”.

Schloesser defende um modelo de entrada/saída – em que o ofertante contrata uma capacidade da malha de gasodutos e o usuário paga pela retirada do volume – diferente do Operador Nacional do Sistema Elétrico – que define quais usinas vão fornecer energia para o sistema elétrico.

Para o presidente da Comgás, Nelson Roseira, o crescimento do mercado de gás natural no Brasil requer uma visão completa da cadeia de valor.

O diretor de Desenvolvimento de Negócios da Golar Power, Celso Silva, apresentou o projeto de construção de uma usina termelétrica de 1,5 MW em Sergipe, que será abastecida por GNL de uma unidade flutuante.

Seção Reservas Brasileiras de Gás Natural Associado: Como Monetizar?

Danny Hart
Gerente Geral, Brasil, Golfo do México – Anadarko
Nelson Roseira – CEO – Comgás
Celso Silva
Diretor Desenvolvimento de Negócios – GolarPower
Jean-Marc Leroy
Diretor – ENGIE Global Markets
Roberto Schloesser
Coordenador do Grupo de Estudos sobre Gás Natural – IBP
Moderador: Luiz Carlos Costamilan – Consultor
 
 

<< voltar

 
 
 
Valete Editora Técnica Comercial Ltda.