Revista Petro & Química
Edição 364 • 2015

Clique na capa da revista para ler a edição na íntegra
Avaliação das condições do reservatório e operacionais do poço W e propostas de mudanças visando o aumento na eficiência de bombeio
 
Ana Paula P. Santos, Juliano F. Andrade
Universidade Federal de Sergipe, Graduação em Engenharia de Petróleo
João Paulo L. Santos, Acto L. Cunha
Núcleo de Graduação em Engenharia de Petróleo, Universidade Federal de Sergipe
Claudio L. Goraieb Geólogo, DSc, consultor
 

Resumo

A elevação natural ocorre quando o reservatório possui uma pressão que suporte o deslocamento do fl uido até a surpefície. Quando a pressão requerida no fundo do poço é maior que a pressão disponível, o poço precisa de um método de elevação artifi cial para que o fl uxo de fl uido supere todas as perdas de carga e consiga chegar à superfície. Vários métodos são utilizados nos dias atuais de acordo com as características singulares de cada campo. Neste trabalho são discutidas as condições do reservatório através da curva IPR e parâmetros operacionais do poço W, onde encontrase instalado um sistema de elevação de bombeio mecânico por hastes. Os resultados obtidos mostram que o reservatório encontra-se depletado, visto que o IP, pe e pwf estão muito baixos.

A efi ciência volumétrica da bomba está abaixo do recomendado. A troca do pistão poderia ser uma solução para o problema, mas não é a alternativa mais econômica. A mudança de ciclo de bombeio seria a solução mais economicamente viável para a melhora da efi ciência volumétrica da bomba. A troca da coluna de produção não se justifi ca, pois não traria benefícios signifi cativos. A troca da coluna de hastes não se justifi ca já que a carga aplicada sobre a parte superior da coluna de hastes corresponde a apenas 50% da carga que a haste polida é capaz de suportar. As simulações indicam uma Unidade de Bombeio API 80. É utilizada uma UB 114. A UB 80 estaria trabalhando no limite da capacidade do redutor. Já a UB 114 trabalha com 70%, evitando o desgaste e quebra de componentes e proporcionando uma vida útil mais longa para o equipamento.

 
 
 


Todos os direitos reservados a Valete Editora Técnica Comercial Ltda. Tel.: (11) 2292-1838