Revista Petro & Química
Edição 363 • 2015

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Projeto InfoSCADA: aplicação da solução Proficy nos terminais e dutos operados pela Transpetro
 
Jediael Pinto Júnior Coordenador de Sistemas Especialistas no Centro Nacional de Controle Operacional Petrobras Transporte S.A. – Transpetro
 

Resumo

Diante da abrangência da área geográfi ca da Transpetro identifi cou-se a necessidade de centralizar os dados de processo e fornecer esses dados para usuários corporativos. Para isso, foi necessária a implantação de uma ferramenta que trouxesse os dados dos sistemas supervisórios de campo, espalhados ao longo dos 49 terminais da Transpetro, para um único local, junto com os dados dos gasodutos e oleodutos, que estão no Rio de Janeiro, e também permitisse o acesso dos usuários da rede corporativa.

Dessa forma, a Transpetro criou o InfoSCADA, que é o seu PIMS (Process Information Management Systems) ou Sistema de Gerenciamento de Informação de Processo. O InfoSCADA suporta hoje 150.000 tags e tem 2.750 telas desenvolvidas no Profi cy Portal, que permite acesso de 100 usuários simultâneos.

Uma das áreas que tem colhido grandes benefícios com a implantação do InfoSCADA é a manutenção, que com maior facilidade para acesso aos dados e acompanhamento de variá- veis – como pressão, vazão e temperatura dos pontos notáveis – passou a ter melhores condições de atuar de forma preventiva na manutenção das bases operacionais.

O InfoSCADA é hoje uma das melhores ferramentas para acompanhamento da manutenção, bem como para otimiza- ção do planejamento da manutenção. As bases operacionais da Transpetro se antecedem aos problemas fazendo uso das informações disponibilizadas pelo sistema.

 
 
 


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