Edição 352 • 2013


Controle preditivo não linear aplicado a uma coluna de destilação simulada
 
Heitor B. Santos , João R.T. Gadelha,
Carlos E. T. Dórea - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Engª de Computação e Automação
Adhemar B. Fontes - Universidade Federal da Bahia -
Departamento de Engenharia Elétrica (aposentado)


Resumo

Neste artigo é apresentada uma nova abordagem de controle preditivo não-linear do tipo GPC (Generalized Predictive Controller) baseado em modelo NARMAX, com aplicação a um modelo identifi cado de uma coluna de destilação simulada. A ideia baseiase na estratégia conhecida como “quasilinearização por degrau de tempo”, na qual entradas e saídas futuras são consideradas constantes para efeito de predição. Por meio de um processo iterativo, o erro de predição oriundo dessa aproximação é compensado, resultando em um desempenho superior ao obtido pelo GPC linear. Com isso, estende-se a modelos não-lineares mais gerais a estratégia inicialmente proposta para sistemas bilineares. A efi cácia da técnica proposta é ilustrada aplicando-a a um modelo NARMAX polinomial de uma coluna de destilação.







Fator de rateio para custos com treinamentos de planos de emergência em comunidades vulneráveis às instalações com produtos perigosos, com base em análises quantitativas de risco
 
Antonio Carlos Silva Petersen
Mestre em Engenharia Química - UFBA
Consultor Sênior na Área de Gerenciamento em Segurança de Processo - DNV


Resumo

Este trabalho tem como objetivo propor um método para a defi nição de Fator de Rateio de custos relacionados a Programas de Gerenciamento e Treinamento de Riscos em Comunidades, um dos principais itens de um Plano de Ação de Emergência, entre empresas que tenham sistemas de transporte de produtos em uma mesma instalação, como dutovias, por exemplo. Este método tem como base os Estudos Quantitativos de Riscos (Análise de Vulnerabilidade e Análise Quantitativa de Riscos), e está, principalmente, direcionado aos casos em que existe mais de uma empresa detentora de dutos com transporte de produtos perigosos, em uma mesma dutovia, que possam atingir comunidades em caso de vazamentos. Entre as conclusões, destaca-se a importância do método frente aos diferentes níveis de perigo para cada tipo de produto e instalação, tornando mais justa a partição de custos entre as empresas em treinamentos conjuntos de comunidades.







Redução do indicador gás não contado na medição de gás natural pelo uso da técnica de reconciliação de dados
 
Gisele O. Barreto, Elcio C. Oliveira, DSc
Petrobras Transpetro S.A. - Programa de Pós- Graduação em Metrologia para Qualidade e Inovação - PUC-Rio
Maurício N. Frota, PhD Programa de Pós-Graduação em Metrologia para Qualidade e Inovação - PUC-Rio


Resumo

Se por um lado a privatização do setor de energia, que induz acirrada concorrência, tem estimulado a inovação tecnológica e a adoção de mecanismos de incentivos à efi ciência operacional, a regulação do mercado introduz mecanismos de controle requerendo maior responsabilidade no uso consciente da energia de sorte a assegurar a efi ciência energética e a proteção ambiental. Pressões de organizações ambientalistas internacionais e a crescente demanda por energia explicam a tendência mundial pelo uso de combustíveis fósseis mais limpos. O baixo nível de emissões e resíduos associados ao processo de combustão de gás natural qualifi ca esta commodity energética como um elemento estratégico para integrar a matriz energética de organizações e países comprometidos com a sustentabilidade global. O impacto econômico associado à medição de gás natural exige uma otimização do controle do balanço de massa no sistema de entrega. A Metodologia de Reconciliação de Dados, objeto deste trabalho, provou ser uma ferramenta efi - caz para a avaliação do balanço de massas que contabiliza as entradas e saídas de massa durante um determinado período de operação associado ao transporte deste combustível. A natureza intrínseca do seu algoritmo de cálculo, que leva em conta a redundância nas medições, qualifi ca a técnica para aumentar a confi abilidade da medição assim reduzindo a incerteza individual associada a cada grandeza física capaz de interferir na medição. Fundamentado na avaliação metrológica do balanço de massa de um gasoduto brasileiro, o estudo discute a adequação da técnica proposta de reconciliação de dados. Resultados preliminares do trabalho confi rmam que a contabilidade do chamado gás não contado (unaccounted gas), tradicionalmente controlada por esta metodologia pode atingir valores inferiores a 0,3%, índice aceito internacionalmente.







Medição de vazão em unidade de destilação baseada em sensor gravimétrico
 
A. P. Parente - Engenheira Química – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Química
A. Valdman - D.Sc, Engenheira Química – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Química
R. O. M. Folly - D.Sc, Engenheira Química – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Química
M. C. Santos - M.Sc, Engenharia Química – Petrobras, Cenpes


Resumo

A área de controle e automação industrial está em contínuo desenvolvimento visando aumentar a efi ciência, a produtividade e a segurança de processos. Um dos grandes benefi ciados pelas novas tecnologias é o setor petroquímico, vital para a economia de um país. A estratégia de controle mais recomendada para a operação de destilação utiliza como variável medida a vazão de produto, que é comumente inferida por meio da monitoração de pressão ou nível. A difi culdade inerente nestas medições quando o fl uido de trabalho é o petróleo, onde a densidade varia de forma relevante, motiva a busca de uma alternativa operacional mais efi ciente. Este trabalho desenvolveu um sistema de medição de massa e taxa de variação de massa, usando uma célula de carga. A aplicação experimental foi desenvolvida em uma coluna de destilação em batelada automatizada com instrumentação Fieldbus e um sistema SCADA industrial, desenvolvida no Laboratório de Engenharia Química da UFRJ. A caracterização deste sensor segundo as normas de instrumentação inclui a repetitividade, robustez e limite de detecção do instrumento, essenciais para ser aplicado para fi ns de medição e controle.







<<< Voltar

LEIA MATÉRIA NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

Assine já!

Clique na capa da revista para
ler a edição na íntegra
 
Na edição impressa
Empresas e Negócios
- Videolar paga US$ 372 milhões por Innova
Petróleo & Gás

- Empresas privadas investirão US$ 48 bi em E&P

- Conteúdo local atinge quatro mil certificados por trimestre


 
Noticias Petrobras

- Gastos com prospecção e perfuração caem 63%


 

 

 



Todos os direitos reservados a Valete Editora Técnica Comercial Ltda. Tel.: (11) 2292-1838