Edição 345 • 2012

Simulação e avaliação de cenários de riscos de processo para o reator de hidrotratamento de óleo diesel

 

Marteson C. S. Camelo, João Rui B. Alencar, Sérgio Lucena Universidade Federal de Pernambuco – Departamento de Engenharia Química

Resumo
O hidrotramento tem como principal objetivo melhorar as propriedades da carga a ser processada, de modo a enquadrála nas especificações comerciais dos produtos. Estes objetivos são alcançados através de reações de remoção dos heteroátomos, enxofre, nitrogênio, oxigênio, metais, além de reações de saturação de aromáticos, olefinas e diolefinas. Os benefícios advindos da utilização do hidrotratamento estão diretamente associados ao melhor aproveitamento de cargas pesadas, agregando- lhes valor através do seu beneficiamento, originando produtos com melhor qualidade e com menor impacto no meio ambiente, devido a remoção destes contaminantes.

O presente trabalho teve por finalidade avaliar, através da modelagem e simulação, o comportamento de um reator de HDT considerando esquemas específicos de concepção do equipamento como a presença ou não de fluido de refrigeração (quench), e de posse das informações da simulação, avaliar as consequências de alguns cenários de riscos de processo nas vizinhanças do reator, já que se constituem unidades que operam em condições de altas pressões e temperaturas, alinhadas com a movimentação de gases tóxicos e substâncias inflamáveis. Esta última etapa visa contribuir para a identificação e gerenciamento dos riscos do processo, na medida em que, revelam a dimensão dos impactos causados por cenários de operação.


O uso de ferramentas computacionais para análise e otimização no processo de FCC

 

Gabriela Cantarelli Lopes, Leonardo Machado da Rosa, Milton Mori, José Roberto Nunhez Unicamp

Waldir Pedro Martignoni Petrobras


Resumo:
Unidades de Craqueamento Catalítico Fluido são amplamente utilizadas no refino de óleos pesados, possibilitando a produção de gasolina a partir de produtos de baixo valor. As reações de craqueamento catalítico ocorrem em reatores do tipo riser, e os fenômenos presentes no seu interior são bastante complexos. Neste trabalho, será apresentado um estudo destes fenômenos, utilizando a técnica da Fluidodinâmica Computacional (CFD). Resultados obtidos possibilitam um melhor entendimento do processo, o que auxilia na operação desses reatores.



Influência do comprimento do vortex finder, do diâmetro do tubo de overflow e da largura do duto de alimentação na eficiência de separação de um ciclone de FCC

 

H. B. Bastos, A. G. B. de Freitas, J. V. B. Alves e R. A. Medronho Depto. de Engenharia Química, Escola de Química/UFRJ

Resumo
Os processos de refino são essenciais para a obtenção dos derivados de petróleo, em especial os combustíveis e os insumos petroquímicos. Entre os processos de conversão, há o craqueamento catalítico em leito fluidizado (FCC), que converte frações pesadas de petróleo, como o gasóleo oriundo da destilação a vácuo, em derivados leves mais nobres, como a gasolina e o GLP. Em uma unidade de FCC, os ciclones separam o catalisador dos gases de hidrocarbonetos resultantes do craqueamento, no vaso separador, e dos gases de combustão, no regenerador. Uma eficiência de separação alta implica em economia para a refinaria, já que a reposição de catalisador, que é utilizado em grande quantidade e possui um custo elevado, é menor.

Em vista disso, o objetivo do trabalho consistiu em avaliar, através da fluidodinâmica computacional, a influência do diâmetro do overflow (Do), da largura do duto de alimentação (Bc) e do comprimento do vortex finder (l) na eficiência de separação de ciclones do vaso separador de uma unidade de FCC, obtendo-se ao final uma geometria ótima. Foi realizado um planejamento experimental do tipo composto central rotacional inscrito com três pontos centrais, obtendo-se 17 ciclones. Os resultados mostraram que l não tem efeito sobre a eficiência granulométrica reduzida de separação (G'), enquanto que o parâmetro geométrico que mais a influencia é Bc. O ciclone ótimo possui Do igual a 120 mm, Bc igual a 45 mm e apresenta G' de aproximadamente 84% para partículas de 4 μm.


Processamento de catalisadores gastos de hidrotatamento

 

Cristiano Nunes da Silva e Júlio Carlos Afonso Departamento de Química Analítica, Instituto de Química Universidade Federal do Rio de Janeiro

Introdução
Este trabalho descreve uma rota de processamento de catalisadores comerciais gastos de hidrotratamento (CoMo e NiMo/Al2O3). O foco central foi estabelecer os melhores procedimentos de pré-tratamento das amostras. A extração do coque solúvel com n-hexano (12 h) e a lixiviação de metais depositados na superfície do catalisador com ácido oxálico 0,08 mol L-1 (50 oC, 60 min) foram feitas antes da queima do coque insolúvel sob ar (1-3 oC min-1, 400-500oC, 1-4 h). Os catalisadores oxidados foram lixiviados com H2SO4 9 mol L-1 (90 oC, 2 h) O ferro foi o único metal depositado na superfície pacialmente lixiviado pelo ácido oxálico. A fração insolúvel em H2SO4 foi drasticamente reduzida quando o ferro e o coque solúvel foram previamente removidos. A melhor faixa de temperatura para a remoção do coque insolúvel foi 425-450 (CoMo) e 425-500 ºC (NiMo). Foi necessária uma taxa de aquecimento lenta (1,5 oC min-1 ou menos) para evitar a ignição desse coque. Este foi eliminado após 4 h.



A atual configuração do parque de refino nacional e sua necessidade de expansão

 

Ana Tavares
Grupo de Economia da Energia – Instituto de Economia – UFRJ


Resumo:
Este estudo busca mostrar a atual configuração do parque de refino brasileiro, assim como os esforços que vêm sendo feitos em busca de sua maior flexibilização, visto que o perfil de demanda por derivados mudou desde a época em que o parque foi criado: se antes o mercado nacional demandava principalmente gasolina, hoje essa demanda migrou para o óleo diesel. Devido à rigidez técnica que existe inerente às refinarias, percebe -se que apenas mudanças nas refinarias já existentes não bastam: é necessária a ampliação do parque a partir de novas unidades de refino. Somam-se a isso o esforço de processamento do óleo pesado nacional e da produção de combustíveis de maior qualidade, como o diesel S-10, de menor teor de enxofre. Com essas medidas, é garantida uma maior segurança energética e menores dispêndios na importação de cru e de derivados nobres, tornando a conta petróleo mais satisfatória.



Eficiência do inchamento de borrachas vulcanizadas na detecção de adulterantes em gasolina

 

PIANTOLA, F. A.; TAKESHITA, E. V.; GUELLI U. SOUZA, S. M. A.; ULSON DE SOUZA, A. A. Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Engenharia Química LABMASSA – Laboratório de Transferência de Massa

Resumo:
Após a queda do monopólio de combustíveis nacionais, a fraude da gasolina tornou-se uma prática comum no Brasil. Os combustíveis adulterados são geralmente vendidos a preços muito abaixo do preço daqueles de qualidade. Os esforços das agências fiscalizadoras não têm sido suficientes, em virtude do elevado número de postos de combustíveis a serem fiscalizados. Este trabalho visa elaborar uma nova metodologia para a análise da qualidade da gasolina. O método explora a propriedade de inchamento de borrachas vulcanizadas, quando expostas a solventes orgânicos durante um pequeno intervalo de tempo.

Através da combinação de diversos tipos de borracha, é possível detectar a presença de diferentes tipos de adulterantes no combustível, identificando-os e quantificando-os. Neste trabalho foi analisado o comportamento de dois tipos de borracha SBR (Styrene-butadiene rubber), conhecidos comercialmente como SBR comum e SBR grau alimentício, na presença de três solventes orgânicos (tolueno, heptano, álcool anidro) e gasolina tipo C. Foi avaliada a influência do processo de extração em acetona sobre o inchamento e avaliado o inchamento de SBR comum com vários teores de etanol na mistura com gasolina.





<<< Voltar

LEIA MATÉRIA NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

Assine já!

 
Na edição impressa
Capa

- Manguinhos investe para ampliar tancagem e processar cargas pesadas

- Riograndense diversifica produção com unidade de solventes

- Dax Oil quer dobrar volume processado

- Univen prioriza produção de solventes

-Comperj entrará em produção em 2015

- Atrasada três anos, Rnest pode custar mais de US$ 20 bilhões


 
Empresas & Negócios
- ANP suspende certificadora de conteúdo local


Petróleo & gás
- Relatório da ANP conclui que Chevron poderia ter evitado acidente
 

 

 



Todos os direitos reservados a Valete Editora Técnica Comercial Ltda. Tel.: (11) 2292-1838