Edição 339 • 2011

Análise de crimes ambientais provenientes de derramamentos por corrosão em dutos e sua relação com o licenciamento ambiental nas atividades de exploração e produção de petróleo on shore

 

Johnson Pontes de Moura - Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Faculdade do Vale do Cricaré

Resumo:
O respeito e a preservação ao meio ambiente devem ser elementos decisivos no desenvolvimento das atividades econômicas. Mesmo assim, o impasse reside ainda nos interesses econômicos de alguns em detrimento à preservação do meio ambiente, apesar da mudança de cenário em função da crescente pressão mundial em direção a adoção de medidas e de empresas "verdes" ou sustentáveis. A necessidade de tecnologias mais efi cientes e da quebra de paradigmas dentro da sistemática atual, redefi nindo conceitos tradicionais ou adequando-os àquela nova ordem mundial deve ser constante, de maneira que seja coibida e minimizada a agressão ao meio ambiente. Neste contexto, particularmente a corrosão é responsável por grande parte dos acidentes com petróleo que vêm ocorrendo ultimamente, em especial no caso de corrosão de dutos, causando prejuízos incalculáveis ao meio ambiente.


Procedimento Emergencial de Resposta (PER) e fator de aquisição de recursos necessários a um plano de emergência

 

Antonio Carlos Silva Petersen Consultor Sênior da DNV

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de Quantifi cação Preliminar de Recursos Humanos e Materiais necessários ao efetivo atendimento às ações de emergência com base nos principais eventos de risco identifi cados e passíveis de ocorrência em uma planta industrial. De forma mais ampla, discute sucintamente conceitos relacionados a Planos de Emergência, a importância da identifi cação primária dos eventos de risco mais relevantes, a real necessidade de cada recurso necessário ao efetivo atendimento às emergências, assim como a quantifi cação dos mesmos e a possibilidade de necessidade de aquisição de novos recursos. Entre as conclusões, destaca-se a observação desejada da importância da metodologia frente aos principais recursos necessários ao pronto-atendimento às emergências e a preparação precoce que as indústrias químicas e petroquímicas necessitam ter atualmente para responder às suas principais situações de risco.


Análise da motivação na participação dos lucros e resultados - PLR em empresas petrolíferas

 

Adriano David Monteiro de Barros - Universidade Federal da Paraíba
Danielle Marie Macedo Sousa - Universidade Federal da Paraíba


Resumo:
A evolução das grandes empresas petrolíferas no mercado mundial promove a contratação de mão de obra qualifi cada, pois, com o crescimento econômico e a alta competitividade no mercado atual, as organizações criam políticas de contratação e crescimento dos seus colaboradores. Assim, o presente trabalho visa proporcionar uma análise da motivação dos funcionários em grandes empresas petrolíferas, especialmente no que se refere ao uso do PLR (Participação nos Lucros e Resultados), uma vez que, as práticas da participação nos lucros das empresas são fundamentais para a alta produtividade e participação direta dos colaboradores no crescimento organizacional. A utilização de livros e periódicos relacionados à área administrativa foi importante para a obtenção de informações e para a fi nalização do trabalho.


Simulação dinâmica de planta de condicionamento de gás natural em plataforma offshore

 

Luciana Bispo Pimenta - Engenheira de Processamento Petrobras/UO-ES
Maria Regina Wolf Maciel - Laboratório de Desenvolvimento de Processos de Separação/FEQ/Unicamp


Resumo:
O comportamento dinâmico em unidades de produção de óleo é muito importante para a operação e projeto de equipamentos. O desenvolvimento da tecnologia no processamento primário de petróleo é caracterizado pela otimização de peso e espaço nas unidades de produção. Estas restrições têm sido diretrizes para pesquisas em desenvolvimento de equipamentos mais efi cientes e compactos, como hidrociclones. Porém, esta capacidade de compactar equipamentos resultou em redução na fl exibilidade em operar com oscilações de carga (golfadas). Ao longo dos últimos anos, a maturação de campos produtores e o aumento na produção de água e no uso de gás lift associados à produção de óleo em lâminas d'água cada vez mais profundas têm aumentado a frequência de golfadas. A simulação dinâmica pode ser utilizada para desenvolver estratégias para controlar situações transientes em plataformas offshore. Este trabalho utilizou a simulação dinâmica de uma planta de condicionamento de gás natural em plataforma offshore feita no simulador de processos Hysys 7.2, como ferramenta para analisar a planta e propor melhores condições de operação.




<<< Voltar

LEIA MATÉRIA NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

Assine já!

 
Na edição impressa

Petróleo & Gás
- OGX assina contrato de comercialização com Shell

Retrospectiva OTC Brasil
- Altus investe em fábrica de painéis de controle e potência

- Converteam nacionaliza produção de equipamentos - Emerson reúne empresas do grupo para apresentar soluções

- Flutrol representa fabricante de bombas Hammelmann no país

- GE testa geração e processamento subsea no Mar do Norte

- Mobil mira oportunidades em óleo e gás

- Schneider Electric desenvolve sistema para distribuição elétrica subsea

- Siemens desenvolve rede elétrica submarina para otimizar produção offshore
 

 

 



Todos os direitos reservados a Valete Editora Técnica Comercial Ltda. Tel.: (11) 2292-1838